sábado, 23 de abril de 2022

Lua minguante e a introspecção necessária - reflexões para o final da lunação ariana, a primeira do Ano Novo Astrológico

 A fase de encerramento da lunação em Áries chegou, Lua minguante em Capricórnio que estava no céu no dia 21 de abril, dia em que o Sol já habitava Touro. Indicando que o fogo inicial da lunação ariana ou foi bem aproveitada dando início em movimentos pessoais que se interligam com a sociedade, ao outro, ou o fogo foi desperdiçado em tentativas egoístas que excluem o outro. Esse outro/sociedade ficou evidenciado na Lua Cheia em Libra, signo das relações humanas. 
A Lua que minguava em Capricórnio, signo de terra, pragmático, responsável, tenso, duro, deu início ao movimento crítico da primeira lunação do Ano Novo Astrológico. Anunciando o tempo necessário ao recolhimento, para as análises necessárias e  manutenção de força e energia, para estabelecer, refazer estratégias. 
As emoções puderam ser negociadas e gerenciadas através da energia capricorniana, fossem elas boas ou ruins, estressantes, frustantes, extasiantes. Fato necessário foi trazê-las ao plano da realidade. O que foi iniciado na Lua Nova em Áries  resiste ao tempo? Ao esforço? É capaz de constância?
Hoje dia 23 de abril a Lua mingua em Aquário, signo futurista, de inteligência racional, inventivo, criativo, excêntrico, revolucionário. Nesse momento da lunação ariana, o que foi iniciado, comprovado com seu amadurecimento na Lua Cheia em Libra e posto sob severas críticas na Lua minguante em Capricórnio, segue diminuindo de potência nessa Lua aquariana. Assim a sobrevivência futura do que foi empreendido na Lua Nova, depende de sua aplicabilidade ao bem comum, ao todo, Aquário rege a humanidade e a Lua em sua morada precisa da paz na Terra e para isso projeta no futuro intenções que sejam coletivas, sociais, ainda que sob os desígnios de uma lunação ariana, pois de nada vale a realização individual sem as trocas afetivas e sociais (Lua em Aquário). 
Entre os dias 24 e 25 de abril a Lua e Saturno entram em conjunção em Aquário, desafiando o Sol e Mercúrio em Touro. O compromisso visionário lunar/saturnino aquariano em atrito com a lentidão típica de Touro refletidas na potência e mentalidade do momento (Sol/Mercúrio). 
Sentimentos de demora e de inércia acentuando as arestas que devem ser aparadas, desde a lunação ariana. 
Quais ímpetos me atrapalham? Em quais estruturas emocionais me meto para fugir de meu compromisso? São fugas emocionais pelo excesso de racionalização? Tenho conceitos que se mantém por teimosia? Ou possuo sofisticada tecnologia de autopreconceitos? 
Segue os dias e entre 26 e 27 de abril a Lua chega em Peixes, se recolhendo em bençãos, na energia do amor incondicional. O que deu luz na lunação ariana tem capacidade de entrega, de união? Primeiro a Lua se unirá com Marte em Peixes, encontrando na ação poética o rumo necessário para entrega desinteressada ao descanso, ao relaxamento. 
A Lua vai perdendo luz na imensidão oceânica pisciana, e entra em comunhão sagrada com Vênus, Júpiter e Netuno. Esse encontro marca a consagração divina da lunação ariana. Mesmo os fracassos da lunação recebem a conotação de livramento e as emoções devem ser recebidas com tranquilidade. 

A magia da lunação ariana é viver cada fase sem apegos, com afeto e propósitos. 

Referência: efeméride  2022. 



Imagem: Henn Klim



Nenhum comentário:

Postar um comentário