segunda-feira, 12 de junho de 2017

O presente e o ascendente

O ascendente é a porta de entrada de nosso mapa, ao passarmos por ele damos início à nossa vida. O manifestamos em nosso corpo através de nossa aparência física e traços de caráter, são as cores que colorem nosso ego, e que resulta em nossa personalidade, é um filtro entre todo o mapa astral e nossa expressão pessoal. O ascendente é a cúspide da primeira casa, da mandala astrológica, o início, ponto de partida e que trará suas vibrações para todo restante do mapa. A personalidade, através do ascendente vivencia o potencial do mapa, a relação entre os aspectos planetários e dos nodos lunares na interação com o exterior a si, expressando-se, selecionando, filtrando, ancorando a alma no corpo ao ficarmos envolvidos com o presente, evitando perder o propósito da vida. O ascendente segundo o astrólogo Martin Schulmann “é a expressão da realidade de cada pessoa”.
As manifestações do ascendente são executadas pela personalidade desde o nascimento, pois ele funciona como um veículo a transmitir ao mundo as potencialidades ou não de nosso mapa pessoal. É a consciência viva astral do ascendente que filtra o que entra e sai de nossas vidas, por essa porta podemos vivenciar nosso mapa sem tanto apego aos mitos pessoais, com sua luz as sombras tendem a se dissipar com mais tranquilidade. O ascendente vai abrindo os caminhos para a manifestação do Sol. Constrói uma trajetória que na melhor forma permite ao Sol ser Sol. Estar sintonizado com o ascendente é estar sintonizado com o presente, com a respiração, é trocar com o entorno, dar e receber sem se perder nas encostas de uma Lua emocionada ou de uma Vênus enciumada. É parar antes do ataque marciano por pura cólera para despejar raiva.
O senso de identidade é reforçado pelo ascendente, é nosso jeito pessoal de encararmos e irmos de encontro ao externo, aos encontros e desafios do dia a dia. Ao nos colocarmos aqui na Terra somos também um presente, em tempo real e em talentos, e o ascendente é esse presente, assim ao manifestarmos plenamente um ascendente, tendemos a expressar harmoniosamente nossos aspectos mais difíceis do mapa como os mais fáceis, o que acontece é que viver a partir do ascendente nos permite ter perspectivas mais amplas, maior alcance real do que nos ocorre na vida, das nossas chances e desafios e como um presente nos dá oportunidade de expressão de nossos dons de forma única.
Você já se perguntou  se tem um propósito de vida? Ao observarmos o nosso ascendente e suas relações no mapa astral, temos como identificar o propósito e aprender a melhor expressá-lo, pois o ascendente é nossa meta interior de vida, anseio de alma expressado em um corpo, explicado de  forma simples, por já estarmos vivos em um corpo, nosso propósito já esta sendo manifestado, que é a nossa vida terrestre. O ascendente também é o nosso caminho para esta vida, é a meta e o caminho, é até aonde queremos ir e como poderemos chegar, para isso expressamos as qualidades do signo ascendente.
No caminho do ascendente nos tornamos mais conscientes, autênticos e livres para nos colocarmos junto ao mundo e com ele interagir, aprender, trocar, ensinar, evoluir, e cada signo colocado neste ponto apresenta suas qualidades, obervemos algumas:
Ascendente em Áries vai ao mundo com energia e determinação, sem querer perder tempo com detalhes ou com os outros. Tem ímpeto.
Ascendente em Touro emprega paciência, ponderação em sua rota, faz as escolhas pessoais em vista da segurança e de seu conforto. Tem confiabilidade.
Ascendente em Gêmeos estabelece ligações em rede de pessoas e grupos, comunica, aprende, troca, está em movimento. Tem dinamismo
Ascendente em Câncer nutre relações afetuosas, que tece com cuidado e atenção. Tem empatia.
Ascendente em Leão se posiciona no entorno com dignidade, age com generosidade. Tem dignidade.
Ascendente em Virgem manifesta-se de modo disciplinado, organizado, no caos é a ordem. Tem diligencia.
Ascendente em Libra preserva a harmonia, tem charme para se posicionar e estabelecer relações sociais agradáveis. Tem refinamento.
Ascendente em Escorpião possui temperamento extremista nas trocas sentimentais relacionais, intensidade ou frieza nos afetos. Tem resiliência.
Ascendente em Sagitário vai com entusiasmo ao encontro exterior, relaciona sua verdade com seu meio. Tem coragem.
Ascendente em Capricórnio estrutura as relações com seriedade, cumprindo seu papel dentro do meio. Tem responsabilidade.
Ascendente em Aquário perpassa a igualdade das relações originais, da inovação de seus feitos e afetos. Tem originalidade.
Ascendente em Peixes vivencia encontros emocionais de profundidade com seu entorno, entoa experiências e sensações inspiradas. Tem compaixão.
O ascendente se eleva no céu no momento do nascimento e muda de signo de duas em duas horas e assim todos os signos imprimem suas qualidades no céu no espaço do dia solar, nós como receptores dessas energias podemos como agradecimento ao presente manifestá-las com a autenticidade, talento e verdade interior que não se submete à massificação dos nossos tempos. Ser o presente estando presente.

Imagem: Autor desconhecido


Um comentário: