domingo, 22 de julho de 2018

Vênus!


Por aqui já falei de Vênus, mas sob um aspecto historiográfico, e hoje quero falar da delícia do amor venusiano, de erotismo, de beleza, de sensação.
Em Astrologia o planeta Vênus é o regente dos signos de Touro e Libra, no primeiro manifesta a sensualidade e no segundo a harmonia. Afrodite, a Deusa do amor, para os gregos, é a personificação da beleza que estimula os sentidos, a ponto de querer consumar o amor no ato sexual. Afrodite, apesar de ser casada, tinha incontáveis amantes, tanto deuses como humanos. Amor e erotismo faziam parte de seus atributos, é a beleza colocada em prol dos sentidos. É a manifestação do prazer.
Touro é o primeiro signo da tríplice da Terra, seu movimento é fixo, dá forma e estabilidade à matéria, então a beleza de Vênus encontra um corpo para encarnar, sentir, ter e dar prazer. Um corpo que pode ser apreciado por sua beleza física. Se formos um pouco mais a fundo nos mitos de criação, veremos que Deus fez o homem/mulher do barro, à sua imagem e semelhança. Nada mais divino que a beleza terrestre, que aqui nesse mito podemos remeter à Touro/Vênus, e por curiosidade, Touro foi o primeiro signo zodiacal, lá nos primórdios da humanidade a 4 mil ou 3 mil anos atrás. Touro é a estabilidade da primavera, e que estação do ano mais linda ein? É a vida em flor!
Libra é o segundo signo da tríplice do Ar, seu movimento é cardinal, trás o princípio da harmonia nas relações humanas. Em sua origem, está relacionada com o início do outono, o equinócio, em que o dia e a noite são iguais, época em que a amenidade do clima encontra a força para se preparar para a total renovação, que virá no inverno. Aqui Vênus astrológica dá aos homens e mulheres a oportunidade de terem relações uns com os outros, de se entreterem com a sociabilidade, é a oportunidade de apreciar um belo quadro, se encantar com a música, dançar à vida. É o flerte, o namoro, o encantamento da poesia.
Vênus foi colocada como regente da casa 5, isso lá no medievo, tendo por princípio os seus antepassados da antiguidade, os caldeus, que viveram na Mesopotâmia, estes desenvolveram uma ordem planetária que hoje é conhecida como ordem caldeia ou caldaica, mas o que nos interessa é que Vênus como regente tradicional da casa 5, mostra mais uma vez seu dom para as relações pessoais, sendo que na casa 5, temos nosso primeiro contato com o prazer e com a criação, e aqui encontramos o outro no sexo, e podemos gerar outro ser humano, é a criação em plena forma e alegria.
Vênus quer o conforto, o que é bom e gostoso (Touro), Vênus quer atenção, refinamento nas relações (Libra). Mas e quando Vênus se encontra em outros signos, ela tem que se adequar a energia deles para poder gozar de seus atributos, alguns serão receptivos, com por exemplo Vênus no signo de Peixes, em que se sente exaltada, tendendo a ampliar suas qualidades, mas quando em queda no signo de Virgem, essa Vênus tende a se tornar mais reprimida no que confere à lasciva. Para saber como Vênus astrológica atua na sua vida é necessária a leitura do mapa, tendo em vista os aspectos planetários que ela faz a outros planetas, qual signo está, e em que casa atua.  
Vênus ama os prazeres, ama o amor, é amor. A face erótica do amor. Ela sabe brincar, jogar e se jogar quando apaixonada. Vênus é o arquétipo do sagrado feminino. Não se envergonha e nem se escandaliza, causa vergonha e escândalo onde falta o amor. Por isso quando Vênus estiver aflita no mapa, trate de desenvolver o amor, primeiro o próprio e depois vá amar aos outros e a tudo que tiver centelha de vida, somos frutos desse ato, somos filhos e filhas da Deusa!


imagem: google imagens


nota 1 : as estações do ano em Astrologia tem como marco o hemisfério norte, por questões tradicionais os signos no hemisfério sul adotam toda a mitologia envolta nesses arquétipos primordiais.
nota 2: texto em possível construção!

2 comentários:

  1. Nossa pensando em venus agora...lindo texto. A que eu acho a mais doce e perigosa é a pisciana a venus dos amores platonicos inatingiveis....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Entre amores e desilusões. Mas o q fascina é q há capacidade de amar permanece, esperando e sonhando pela parceria ideal. Enquanto isso, as delícias desses romances fantasiosos, muitos platônicos!

      Excluir